The Corporation (A corporação em portugûes) é um documentário canadense que examina as corporações modernas, as principais instituições do capitalismo neoliberal. O filme mostra suas origens e seu desenvolvimento até crescerem nas instituições mais poderosas do nosso planeta, com grande poderes sobre a política, economia e na sociedade.
Não seria exagero afirmar que as corporações agem como um Estado secundário, que não respeita fronteiras territoriais ou culturais, mandando e desmandando na política de diversos países a fim do benefício de seus principais acionistas, sem nenhuma preocupação com os impactos sociais e ambientais causados por seu desenvolvimento econômico.
O filme dirigido por Mark Achbar e
Jennifer Abbott foi indicado para mais de 26 prêmios internacionais, e recebeu em sua maioria críticas favoráveis em diagnosticar a maior loucura da sociedade moderna.
O conceito de desenvolvimento sustentável requer formas de continuar melhorando a qualidade de vida dos seres humanos de uma maneira racional, ou seja, melhorar a nossa qualidade de vida sem esgotarmos nossos recursos ou o meio ambiente. Muitos acham que isso é apenas baboseira, que não há motivo para mudança, ou que a mudança vai destruir nosso estilo de vida. Pelo menos quando o assunto é eletricidade, isso não poderia estar mais errado. O Brasil é uma prova viva disso, onde grande parte da nossa eletricidade é gerada por centrais hidrelétricas. Como explicado na nossa página sobre Energia elétrica, a diferença entre as fontes renováveis e não renováveis esta no método de geração. Há muitas pesquisas sendo realizadas sobre energia renovável, e uma ganha cada vez mais destaque devido ao seu potencial: Energia maremotriz.
Há basicamente 2 tipos de energia maremotriz. Pode se utilizar a energia cinética do oceano, como correntes marítimas ou a oscilação causada por ondas para movimentar geradores elétricos, e assim gerar eletricidade.
Outro método é criar uma represa na costa e utilizar a energia potencial criada devido a maré alta/baixa. Durante a maré alta, a água tende a entrar na represa, durante a maré alta essa água acumulada tende a sair da represa. Durante qualquer um desses processos, pode-se utilizar esse fluxo de água para girar uma turbina e assim gerar eletricidade.
Já existem várias usinas de energia maremotriz no mundo, como por exemplo a usina do lago Sihwa, na Coreia do Sul ou na foz do rio Rance, na França (foto acima). Também podemos citar o Parque de Ondas da Aguçadoura, em Portugal (foto abaixo).
No Brasil, a COPPE-UFRJ realiza pesquisas sobre esse tipo de energia:
Há muitos tipos de pesquisas diferentes sobre energia maremotriz, tanto para geração de energia na costa como no mar. Esse tipo de energia é renovável e sustentável. Possíveis impactos ambientais desse tipo de energia ainda não são muito conhecidos, mas pode-se citar disrupção da vida marinha nas localidades dessas usinas.
terça-feira, 26 de novembro de 2013
Para inicializar nosso Blog, nada melhor do que uma exposição para incentivar nosso público a realizar Práticas Sustentáveis!
"A Terra Vista do Céu" é uma exposição de 130 imagens com o que a Terra tem de mais bonito e em contrapartida toda sua fragilidade devastada pelo homem. O dono desta incrível ideia foi Yann Arthus-Bertrand, um fotógrafo e ambientalista Francês, e a mesma surgiu depois de visitar o Brasil na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, a "Eco 92".
Yann é mais conhecido pela produção do único filme com estreia simultânea nos cinemas, DVD, Blue-Ray, televisão e YouTube. Home, é um filme que mostra através de imagens aéreas a preocupante situação da Terra e tem o objetivo de criar uma onda de atitudes da população mundial para conseguirmos reconstrui-la, por isso o filme não possui direitos autorais, para abranger o maior publico possível.
"A Terra Vista do Céu" ficará em exposição até dia 15 de Dezembro de 2013 no vão do Masp e no Parque do Trianon, na Avenida Paulista, próximo à estação da linha verde Trianon-Masp.
Então pegue esse fim de semana e dê uma passadinha lá, temos certeza que vai marcar seu coração!