Energia Elétrica: Diferença entre fontes renováveis e não renováveis.
Energia Elétrica
Energia elétrica é uma forma de energia muito utilizada pelas pessoas, mas pouco compreendida. Muitas pessoas acham que a energia elétrica é uma forma de mágica, onde liga-se aparelhos elétricos na tomada, e esse aparelho fornece calor, luz ou realizam uma tarefa que seria muito trabalhosa se realizada manualmente. Poucos entendem que a geração e transmissão de energia elétrica é um processo complexo e caro. Não é o intuito desse blog explicar esse processos em detalhe, mas para entender a diferença de fontes de energia elétrica é necessário entender o processo básico de geração de energia elétrica.
Antes de mais nada, é preciso explicar que o termo geração de energia é errôneo. Energia não se cria, apenas se transforma. Na geração de energia elétrica, geralmente é transformado energia cinética (energia de movimento) em energia elétrica. Isso é feito através de indução magnética, onde variação no fluxo de um campo magnético cria uma diferença de potencial elétrico. Em outras palavras: Energia elétrica.
A diferença entre os vários tipos de usinas de geração de energia elétrica é como que a energia cinética é gerada. Na maioria dos casos, essa energia cinética vai de alguma forma movimentar um gerador elétrico e assim, gerar energia elétrica. O Objetivo dessa página é diferenciar as diversas formas de geração de energia, suas vantagens e desvantagens e oferecer referências mais informativas para os interessados.
Links sobre energia elétrica:
Energia elétrica: O que é [WIKIPEDIA-PT]
Geração de energia elétrica [WIKIPEDIA - PT]
Indução Magnética [WIKIPEDIA - PT]
Geração de energia elétrica [WIKIPEDIA - EN]
Matriz energética Brasileira [ANEEL]
Usinas Termoelétricas
Usinas termoelétricas são usinas que utilizam calor para aquecer um fluido. Esse fluido aquecido se transforma em vapor, e esse vapor é utilizado para girar a turbina de um gerador elétrico. Esse tipo de energia é usada desde o século 19, e ainda hoje domina a matriz energética do mundo. Existem vários tipos de termoelétricas, dependendo da fonte de calor. Algumas dessas termoelétricas podem ser consideradas sustentáveis, enquanto outras não.
-Combustíveis fósseis:
São as termoelétricas mais predominantes.Suas vantagens são o baixo custo e rápida construção de infraestrutura. A grande desvantagem é o uso de combustíveis fósseis para geração de energia. Esse tipo de energia é considerado o mais poluente de todos, contribuindo diretamente pelo aumento do efeito estufa.A poluição local também é muito grande, principalmente pela grande concentração de enxofre e outros poluentes no carvão (principal combustível utilizado nesse tipo de usina). Também vale a pena comentar que esse tipo de Usina depende diretamente das reservas de combustíveis fósseis, sendo uma forma de energia não renovável, extremamente poluente e logo não sustentável. Cerca de 70% da energia elétrica dos EUA é gerada por usinas termoelétricas de combustível fóssil. No Brasil, esse porcentual vale cerca de 17%, com planos de expansão para 23%
- Termonuclear:
Das usinas termoelétricas, as nucleares são as mais polêmicas.Essas usinas utilizam o calor de um reator nuclear para aquecer vapor, que vai passar por um gerador elétrico para gerar eletricidade. As vantagens são: O Combustível nuclear é barato, a poluição causada é baixa. Já as desvantagens é o alto preço para a construção da usina, alta tecnologia necessária para enriquecimento de combustível nuclear, geração de lixo nuclear e principalmente o perigo de um vazamento nuclear, que é um grande risco à saude pública. Os EUA tem o maior número de usinas nucleares, sendo que cerca de 20% da matriz energética americana é nuclear. Mas é a França o país mais dependente da energia nuclear, sendo que 80% de sua matriz energética é nuclear. O Brasil possui cerca de 2% de energia nuclear em sua matriz energética. A energia nuclear pode ser considerada uma energia limpa, já que não emite gases estufa. Porém, não é uma energia renovável, já que essa energia depende do combustível nuclear. Também devemos lembrar do grande perigo de um possível desastre nuclear. Logo, não podemos considerar energia nuclear sustentável
-Geotérmica
A energia geotérmica é um tipo de energia termoelétrica que utiliza calor vindo da terra para gerar vapor, que por sua vez vai girar um gerador e produzir energia elétrica. Como essa energia é natural do centro da terra, e é dissipada normalmente pela crosta da terra, podemos dizer que essa energia é limpa e renovável. As desvantagens desse tipo de energia é a baixa eficiência e o alto custo de construção. O país líder no uso de energia geotérmica é os EUA, embora apenas 0.3% da Matriz energética americana dependa desse tipo de energia. O segundo pais com maior uso é as Filipinas, equivalente a cerca de de 27% de sua matriz energética
-Biomassa
A energia de biomassa é um tipo de energia que utiliza combustão de biomassa como fonte de calor para produção de energia elétrica. Esse tipo de energia é muito inteligente, pois usa como combustível materiais que são considerados lixo, como por exemplo o bagaço de cana, para combustão. Esse tipo de combustão tem poluição nula, já que o gás carbônico da combustão já havia sido absorvido durante o plantio. Pode-se até considerar que esse tipo de processo diminui a poluição, já que elimina a produção de metano, um dos piores dos gases estufa, da decomposição dessa biomassa. As desvantagens desse tipo de energia é a dependência da produção de biomassa, ou seja, da produção agrícola, que depende das estações. A principal desvantagen desse tipo de energia é a devastação ambiental causada pelo agronegócio, como ocorreu no Brasil durante o projeto Pró-álcool. Biomassa é uma fonte renovável de energia e pode ser considerado sustentável.
-Solar
Energia termoelétrica solar é um tipo de energia elétrica que utiliza espelhos para refletir a luz do sol e concentra-la em uma caldeira, gerando vapor que por sua vez vai girar uma turbina. Esse tipo de energia é muito limpa, já que não emite nenhum tipo de poluente. A desvantagem mais óbvia é que esse tipo de usina não gera eletricidade durante a noite, outra grande desvantagem é o alto custo de construção desse tipo de usina. Como esse tipo de usina utiliza energia do Sol para gerar calor, energia que viria para a Terra de qualquer maneira, essa fonte de energia pode ser considerada limpa e renovável.Logo, energia térmica solar é um tipo de energia sustentável.
Hidrelétrica
As usinas hidrelétricas são usinas onde energia elétrica é gerada através da energia cinética da água, que movimenta um gerador elétrico. Temos 2 tipos básicos de hidrelétricas. Temos hidrelétricas onde grandes quantidades de água são armazenadas em um lago artificial, e hidrelétricas onde a barragem não armazena a água (ou armazenam pouca água para horários de pico) e sua função é apenas controlar o fluxo da água. Devido ao ciclo da água, esse tipo de energia é renovável , mas seus impactos ambientais podem ser gigantescos. As grandes hidrelétricas criam grandes lagos artificiais, inundando milhares de quilômetros quadrados. A hidrelétrica de três gargantas na China desabrigou cerca de 1.2 milhões de pessoas. Muitas hidrelétricas também geram grandes quantidades de metano devido a decomposição de vegetação, que é muito mais poluente (no efeito estufa) que o dióxido de carbono, sendo que algumas chegam a poluir mais do que fontes não renováveis. Logo, podemos dizer que a sustentabilidade das usinas hidrelétricas podem variar de caso a caso.
Fotovoltaica
Energia elétrica fotovoltaica é um tipo de energia solar que vem ganhando muita atenção devido a sua flexibilidade. Energia elétrica é gerada diretamente em células, quando fótons incidentes excitam elétrons, transformando-os em carregadores de carga, gerando uma corrente direta. Como a energia vem do Sol, esse tipo de energia é limpo e renovável. A manutenção é praticamente nula. E até mesmo métodos de reciclagem para células esta sendo desenvolvido. Outra grande vantagem desse tipo de energia é sua flexibilidade. É possível instalar esse tipo de gerador elétrico em qualquer lugar, desde que haja luz incidente, como por exemplo no telhado de casas, ocupando virtualmente nenhum espaço físico para gerar energia. A grande desvantagem desse tipo de energia é sua dependência com a luz do Sol (produção de energia depende da radiação luminosa incidente, que é mínima durante a noite), o baixo rendimento das células atuais e o custo de fabricação, mas ambas dessas desvantagens estão sendo amenizadas. Assim, podemos dizer que essa forma de energia elétrica é sustentável.
Eólica
Energia eólica é um dos tipos de energia usado pelo homem a milhares de anos, tanto para transporte (navegação) ou para realizar trabalhos mecânicos, como em moinhos. No caso de conversão para energia elétrica, esse tipo de tecnologia existe a mais de 100 anos, embora foi apenas na ultima década, quando o conceito de sustentabilidade começou a ganhar força que a energia eólica realmente começou a ter destaque. Energia eólica já é a segunda forma de energia renovável mais utilizada no mundo inteiro. Suas vantagens são a ausência de emissão de gases estufa, flexibilidade na instalação e manutenção quase nula. Até agora, o único dano ambiental causado por esse tipo de tecnologia é uma pequena mortalidade em algumas aves. Logo, podemos assumir que Energia eólica é sustentável.
Maremotriz
Há basicamente 2 tipos de energia maremotriz. Pode se utilizar a
energia cinética do oceano, como as correntes marítimas ou a oscilação
causada por ondas para movimentar geradores elétricos, e assim gerar
eletricidade.
Outro método é criar uma represa na
costa e utilizar a energia potencial criada devido a maré alta/baixa.
Durante a maré alta, a água tende a entrar na represa, durante a maré
alta essa água acumulada tende a sair da represa. Durante qualquer um
desses processos, pode-se utilizar esse fluxo de água para girar uma
turbina e assim gerar eletricidade.
Já existem várias usinas de energia maremotriz no mundo, como por exemplo a usina do lago
Sihwa, na Coreia do Sul ou na foz do rio Rance, na França (Foto a esquerda). Também podemos citar o
Parque de Ondas da Aguçadoura, em Portugal().
Há muitos tipos de pesquisas diferentes sobre energia maremotriz, tanto para geração de energia na costa como no mar. Esse tipo de energia é renovável e sustentável. Possíveis impactos ambientais desse tipo de energia ainda não são muito conhecidos, mas pode-se citar disrupção da vida marinha nas localidades dessas usinas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário