terça-feira, 3 de dezembro de 2013



Como o intuito do Práticas Sustentáveis é incentivar as pessoas aprenderem e realizarem atividades que ajudem a diminuir a degradação no nosso meio ambiente de forma sustentável, trazemos uma importante fonte de informação para isso, a Revista Ciência do Ambiente On-line.
Esse site foi criado em 2005 pelos Profs. Mohamed Habib e Carlos Fernando Andrade com o intuito de publicar os melhores trabalhos feitos para a matéria da Unicamp Ciências do Ambiente (BE-301) ministrados pelos mesmos. Nele é possível pesquisar vários trabalhos na forma de ensaio, pesquisa, ou construtivo relacionados ao tema Ambiental, temos muitas ideias interessantes como por exemplo o forno sustentável, que é um forno que se aquece por luz solar, sem gastos de eletricidade ou de gás de cozinha, o que seria muito útil para os locais aonde há escassez de eletricidade e de gás, além de ajudar o meio ambiente.



domingo, 1 de dezembro de 2013

O Mundo Segundo a Monsanto (2008)

Para complementar o vídeo de ontem, nada melhor do que um exemplo sobre uma das corporações que esta agindo diretamente sobre nossas vidas, embora poucos saibam disso: Monsanto

A Monsanto é uma empresa multinacional com base nos EUA. A Monsanto já foi uma das principais produtoras de plástico dos EUA na década de 4. Ela realizou pesquisas importantes na área química como em hidrogenação. A Monsanto foi a primeira empresa a produzir Diodos emissores de luz (LEDs em inglês) em escala industrial. Mas ela é mais famosa por seu período mais recente, nos seus investimentos no agronegócio, principalmente em pesticidas, como por exemplo na produção de DDT, PCB (Ascarel), agente Laranja...

Mais recentemente ainda, a Monsanto fez "grandes descobertas" na área da biotecnologia: Sementes transgênicas. Você pode achar que sementes transgênicas são sementes de plantas modificadas geneticamente para serem mais nutritivas, mais resistente a pragas, entre outras inúmeras vantagens que podem ser concedidas pela engenharia genética. Bem... esse não é exatamente o uso que a Monsanto faz dessa tecnologia.
Primeiro, as sementes são geneticamente modificadas para não produzirem descendentes, ou seja, a cada plantio você tem que comprar sementes novas.
Segundo, as plantas não são resistente a pestes... elas são resistentes a pesticidas. Ou melhor, a um pesticida em particular(Marca Roundup). Você pode imaginar quem produz ele?




Mais importante ainda, essas sementes tem um gene marcador, um gene incorporado ao material genético da planta meramente para identificar plantas sobre sua patente.

A Monsanto produz cerca de 90% das sementes transgênicas do MUNDO . Você já reparou quantas coisas no supermercado tem um T dentro de um triângulo amarelo?




[ESTUDOS COMPROVAM EFEITOS NOCIVOS DO HERBICIDA ROUNDUP]

Pense em todos os produtos a base de soja e milho que você consome diariamente. Mas a Monsanto não para ai... Recentemente ela tentou patentear genes do porco, genes que ocorrem NATURALMENTE nos porcos. [Reportagem]



Para conhecer melhor as práticas nãoSustentáveis dessa empresa, recomendo o seguinte documentário.


Monsanto [WIKIPEDIA-PT]
Monsanto [WIKIPEDIA - EN]